# Ser Voluntário vale a pena!

Até que foi simples: fui lá na Fundação Dixtal para ser voluntária nas rodas de leitura, só a vontade era requisito.  Pela mediação como forma de incentivar a leitura nas escolas públicas do Jd São Luís, fui descobrindo, desde a formação há 2,5 anos, que a leitura é instrumento para um incentivo ainda maior para aqueles meninos e meninas, homens e mulheres: o de manter a esperança, proteger a vida e se desenvolver como ser humano e cidadão. 

Dei meu tempo – 1 hora por semana com eles presencialmente, 1 hora por semana com eles no coração criando a proposta do plano de roda – e minha vontade de ajudá-os a perceber suas possibilidades, sua existência, contarem suas experiências as estrelaçando ao dos autores que levávamos. Eles, foram lá e responderam, falaram, escutaram-se, viram a si mesmos, conversaram. Fizeram as histórias e muitos, foram percebendo que eram capazes não só de entender a história de alguém, como valorizar a sua própria e criar novas, brincar com a imaginação, sonhar, descobrir e construir realidades.

Parecia que eu dava pouco, mas é impressionante como rende a atenção que dedicamos, nutrida pelo desejo sincero de que vençam suas dificuldades, faz uma enorme diferença. Queremos tanto vê-los se sentindo bem e esperançosos que o mínimo é fermento na massa: tudo cresce, até a gente. Se os mundos deles aumentaram, o meu então… vixe, profa!, diria o Kauan de 16 anos da última turma deste ano.

Fátima Freire diz que quem educa marca o corpo do outro. Voluntário também marca e ascende uma luz no coração que adversidade nenhuma apaga.

Anúncios
Esse post foi publicado em voluntariado e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para # Ser Voluntário vale a pena!

  1. Pingback: Blogagem Coletiva do Dia do Voluntário #servoluntariovaleapena | A vida como a vida quer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s