Notas de Rodapé II

É bom a gente se dispor a aprender.
 
Ontem, numa reunião de trabalho, encontrei uma situação de conflito, alguém reclamava o tempo todo do processo de trabalho e não dizia o que achava que certo, estava tudo errado. O líder, paciente, procurava tirar proveito dos comentários e das emoções manifestas, questionando o grupo validando o processo de construção. O clima não ficou bom, nada contentava o colega, que falava o que passava pela cabeça de acordo com as emoções. O esforço foi concentrar a atenção do grupo no que estava sendo contruído, pois assim, a atitude do outro ficaria isolada quando desagregasse.
 
No fim, quando todos saíram, cumprimentei o líder pelo bom trabalho e comentei da atitude do outro, dizendo algo parecido com talvez tivessemos tido um aproveitamento melhor se ele tivesse sido convidado a se retirar da sala. Ele me respondeu de que nada adiantaria tratá-lo como criança, senão, jamais aprenderia a se comportar como adulto. Depois ele me disse que era seu gestor, já tinha trabalhado a questão com ele no limite que cabe a profissionais "não é o meu trabalho mudar o comportamento dele.", disse, respeitaria a decisão dele de escolher os frutos que julgasse melhor pra si.
 
Amei aquele encontro e percebi que em certas situações, eu estava errada sobre essa questão, ganhei mais discernimento e tomei as decisões que precisava, me desapegando de certas expectativas. Não vou me esforçar em incluir quem não quer ser incluído, mas vou proteger os propósitos pelos quais estiver lutando, me aliando a pessoas como este líder, com quem, um dia, talvez eu trabalhe.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Notas de Rodapé II

  1. Cla disse:

    O segredo não está em fugir do problema, mas em não fechar os olhos a ele. Talvez, num grande silêncio ou numa grande explosão, encontre-se um grito de socorro. É preciso estar atento para saber ouvir. Como fez o líder em questão…

Deixe um comentário

