Veleiros

Quando criança, morei no bairro de Veleiros, na antiga rua Mar del Plata, em São Paulo e na casa, perto do portão baixo, havia um murinho que separava o corredor de entrada da pequena varanda, onde eu gostava de ficar, sentada, abraçando o pilar próximo ao portãozinho e olhando as nuvens brancas passearem.

Nessas horas, eu fazia de conta que o movimento que eu via não era das nuvens, mas do meu barquinho – o muro e o pilar. Nossa, parecia tão real que me dava um friozinho na barriga e eu me segurava bem forte pra não cair no mar.

Quando um vento batia levantando os meus cabelos, meu barquinho virava um barco grande do tamanho do mundo – o planeta passava a ser o barco: aí, eu me sentia parte de uma viagem importante e boa, singrando o mar, viajando, levando gente – meus vizinhos em suas cabines-casas, passantes andando no convés-rua – para algum lugar muito bom, que todos queriam chegar. Era pura diversão, eu que me sentia tão importante e tão livre, dava gritinhos de alegria e ria.

Há poucos dias atrás, por ocasião do aniversário de morte do nosso mestre Villa Lobos, numa livraria próxima ao escritório, ouvi uma música que fez o meu coração disparar, meus olhos se encherem dágua, o coração cheio daquela alegria que dá vontade na gente de dar um gritinhos: a música me punha de volta no meu barquinho da rua mar del plata, singrando aquele mar, em companhia daquelas pessoas imaginadas cheias de felicidade, amando aquela viagem, rumo ao porto de chegada tão querido.

Perguntei para o vendedor se ele podia descobrir que música era aquela: era uma composição de Villa Lobos, interpretada e lindamente arrajada por Bruce Henri, músico, toca contrabaixo – uma espécie de violoncelo. A música se chama Veleiros.

Também fui uma criança linda e totalmente amável.

Se você tiver uma criança perto de você agora, repare. Se não tiver, olhe pra dentro de si e veja.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

